sábado, 22 de março de 2008

O meu olhar...

Numa escola, do centro do Porto, aconteceu o que todos sabemos. Uma aluna agrediu uma professora, por causa de um telemóvel. Fiquei indignada com a situação, é de lamentar uma situação destas.Tantas como esta devem acontecer, diariamente, mas ficam no silêncio das paredes de uma sala de aula.
Noto uma falta de respeito, de valores, de conhecimentos, de saber estar, nas pessoas que é impressionante. Já não há regras, não há medo de nada e de ninguém.
Dizem que os tempos mudaram, que temos de acompanhar estas mudanças. Sinceramente, eu não quero acompanhar estas mudanças, há coisas que nunca deveriam ter mudado. Que futuro para estes jovens? Se o presente é assim!
Vivem prisioneiros das máquinas, das novas tecnologias, não convivem, não andam de bicicleta, não chegam a casa com as calças rasgadas, não sobem os muros, as árvores, não apanham flores, não caem, não andam a pé, não levam reguadas na escola e eu pergunto: o que irão eles transmitir aos seus filhos?
Dá que pensar, a mim faz-me pensar.
Sou e serei sempre pela autoridade, pelo rigor, disciplina e seriedade das coisas. Não posso mudar o mundo, mas posso sonhar com um mundo melhor!

Serena

Um comentário:

lua disse...

Serena, concordo, com a maioria das coisas a que te referes. No entanto, e em relação à escola, é certo também que ela não soube, na maioria dos casos, evoluir e acompanhar essa evoluyção. Permaneceu estanque, velha, pouco atractiva para crianças tão exigentes como aquelas que temos hoje nas nossas escolas.
Agirmos com autoridade faz de nós seres co-autores de. Se não formos autores de nós próprios, da nossa vida, como podemos agir com autoridade sobre alguém? Este também é um dos problemas da nossa sociedade.
Mas o fundamental é que muito embora possamos não mudar o mundo, podemos sempre mudar o mundo de alguém.
Beijos e feliz Páscoa.